Um pedido que partiu delas! Mulheres extrativistas marinhas e costeiras que vivem de várias atividades da pesca artesanal solicitaram apoio para a formação de uma Rede com o intuito de criar um espaço para fortalecer as mulheres pescadoras da região da Costa dos Corais e do município de Jequiá da Praia.
Para promover a autonomia dessas mulheres e a proteção de seus direitos, o Projeto TerraMar, em parceria com o Instituto Yandê e o ICMBio, iniciou um processo de formação da Rede. No segundo semestre de 2019, cerca de 400 mulheres participaram de seminários, oficinas e encontros e puderam aprimorar seus conhecimentos, valorizar sua identidade e cultura e fortalecer seu pertencimento à categoria de população tradicional.
“Eu digo para vocês, não tenham medo de dizer ‘eu sou pescadora’! Porque pescadora é aquela que faz da pesca a sua atividade. Tira o seu sustento e o sustento da sua família.”
Ana Paula Santos, pescadora e mobilizadora da rede
O resultado deste processo é um espaço para que as mulheres pescadoras, juntas, possam construir uma rede, compartilhar seus sonhos e seus anseios e definir como se dará a execução do projeto. A Rede está em constante desenvolvimento e consiste em etapas de reconhecimento do grupo, planejamento estratégico e articulação, possibilitando, assim, a qualificação das mulheres para a consolidação da rede.

Nossa Missão
Fortalecer a identidade, o reconhecimento, o respeito e a valorização da mulher pescadora!
Nossa Visão
Ser uma corrente do bem de mulheres corajosas e unidas, com o coração aberto e de mãos dadas com suas comunidades e disponíveis para ajudar o outro. Uma rede que tem cada vez mais mulheres e se fortalece cada vez mais!